Baía de Guanabara : Projeto Ambiental Baía Limpa
* Postagem do dia 24/09/2009 , transferida de outro blog do Newton Almeida *
Homens e mulheres do mar, acostumados a grandes aventuras. Acostumados a enfrentar a natureza. Agora enfrentam as consequências do adensamento urbano na Baía de Guanabara. O espaço para pesca na baía vem diminuindo gradativamente, principalmente pelas atividades dos estaleiros e do petróleo . E pior ainda sob o aspecto da degradação ambiental .
Homens e mulheres do mar agora fazem a sua parte na tentativa de recuperar, pelo menos parte do que foi perdido, pois o espaço livre para a pesca não terão mais.
Do Gradim, São Gonçalo, saíram cerca de 100 pescadores com plano para limpeza já determinado, às 8:00 e retorno às 14:00. Os pescadores saem em duplas , em barcos a remo na sua maioria, e são acompanhados por monitores que tiram fotos e fiscalizam o trabalho.
Essa rotina se repete à segundas, quartas e sextas-feiras, em São Gonçalo, Rio de Janeiro e Magé. Existe um rodízio de pescadores e ao final do ano pretende-ser alcançar o total 1.100 pescadores na execução da limpeza.
O Projeto Baía Limpa é uma inicitiva da FEPERJ (Federação
O crescimento da atividade petrolífera no Estado do Rio de Janeiro vem limitando os espaços para a atividade pesqueira no litoral do estado, e mais notadamente na Baía de Guanabara, reduzindo a renda dos pescadores. O Projeto Baía Limpa mostra que a gigante Petrobrás tem disposição de mitigar os impactos da sua atividade, enquanto que os pescadores esforçam-se para contribuir na recuperação do ambiente que os sustenta. O investimento é de R$ 4,3 milhões, e está vinculado à construção do terminal flexível de gás natural liquefeito da Baía de Guanabara, onde o produto descarregado de navios entrará no sistema de gasodutos da companhia ( fonte : Revista Petrobrás, nº 146, abril de 2.009 ).
Newton Almeida
Há duas semanas atrás conheci de perto o Projeto Baía Limpa :
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial