sábado, 19 de outubro de 2013

Usina de Reciclagem de Lixo de Rio Bonito - Período 2000 a 2004 - Capítulo 5




   
    Essa postagem dá alguns detalhes sobre os materiais recicláveis da Usina de Segregação e Compostagem de Lixo de Rio Bonito.
    Nas fotos acima, eu ao lado do finado Baininho (Oracílio Merlim), o Sérgio, e os catadores do antigo lixão, que foram todos trabalhar na usina mediante contrato de trabalho. A Prefeita Solange discursando na inauguração da Usina, maio de 2003, a entrada do aterro sanitário e a usina de reciclagem de lixo, localizada em Mato Frio, Rio Bonito.


    As fotos acima mostram os leilões que realizávamos para vender os materiais e os recursos (em cheques) eram depositados nos cofres municipais. Eu (Newton Almeida, ao meu lado o Sérgio Duarte de Oliveira e o Amauri) era o leiloeiro, como permitido na Lei 8.666/93, sendo composta uma Comissão Municipal de Leilão. A lei faculta o recebimento de comissão, mas eu devolvia à Prefeitura a comissão. Deixo claro que tenho total honestidade com recursos públicos ! Abomino a corrupção !  
    Na foto abaixo, durante a realização de um leilão de recicláveis, vocês podem ver os bonecos pendurados na parede, que nós utilizávamos nos teatros de fantoches (animais representativos da fauna, como o Mico Leão Dourado).  Nós apresentávamos  duas peças nas escolas, uma sobre a importância da reciclagem do lixo e a outra sobre o respeito à natureza.  
   E na última foto, temos o Pastor Fagian  de Rio Bonito, proferindo palavras de fé, na inauguração da Praça Maria Dilce, uma ex-funcionária da Usina de Reciclagem, esposa do Brígido. Ela faleceu e fizemos uma homenagem à família : inaugurando um praça, simples, porém cheia de carinho e sinceridade, com uma placa de bronze e árvores plantadas.

    Abaixo a transcrição de um relatório do Sérgio Duarte de Oliveira, Coordenador da Usina. Ele aparece na foto acima, com o gesso no braço.



Rio Bonito 12 de Agosto de 2004

Da: Usina de Reciclagem de Rio Bonito/ Sérgio Duarte de Oliveira (Gerente administrativo )

Para: Srtª. Danielle Sanches de Freitas
Em resposta à vossa solicitação , fax na data de 28/07/2004, informamos:

1º Pergunta : Qual é a quantidade de lixo que entra na Usina?
Resposta : Aproximadamente 30 toneladas de lixo ao dia ( incluindo entulho de obra, lixo proveniente de capina, varrição e poda de árvores ).

2º Pergunta : Qual a quantidade reciclada por categoria por mês ?
Resposta : A esta pergunta segue anexo xerox dos quatro leilões já realizados na usina, pois a usina só tem 1 ano de funcionamento, sendo assim é a média dos materiais é a saber:
• Papelão = 44.853 kg : 12 = 3.737 kg ao mês .
• Papel Branco = 53.391 kg :12= 4.449 kg ao mês.
• Papel Jornal = 11.725 kg : 12 = 977 kg ao mês.
• Polietileno de baixa densidade ( Plástico Colorido /PEBD ) = 45.745 kg :12= 3.812 kg ao mês.
• Plástico Branco ( PEBD) = 8.487 kg : 12 = 707 kg ao mês.
• Papelão ( Embalagem de leite )= 6.232 kg : 12 = 519 kg ao mês.
• Papelão Misto = 6512 kg : 12 = 542 kg ao mês.
• PET ( Só garrafa de óleo )= 1.103 kg : 12= 91 kg ao mês.
• Vidros ( cacos ) = 8.000 kg : 12= 666 kg
OBS: Este item (vidros) , nos dois primeiros leilões foram vendidos a granel conforme xerox, mas devido ao risco de “ Pirataria “, começa a ser leiloado em caco , por cor (marrom,azul,e branco) exigência ainda maior no que se refere aos vidros de perfume, uísque e palmito.
• Alumínio= 644 kg: 12= 53 kg ao mês.
OBS: Este material (alumínio) , por ter alto poder de venda e de compra , não chega mais na usina, sendo separado nos caminhões de coleta .
• Polietileno de Alta Densidade( PEAD)= 11.487 Kg : 12 = 957 Kg ao mês.
• Polipropleno ( P.P)= 3539 Kg: 12 = 295 kg ao mês.
• Material Ferroso = 9.500 kg : 12= 791 kg ao mês.
• Polietileno tereftalato ( PET) com separação de cores = 10.237 kg : 12= 853 kg.
• Polietileno de Baixa Densidade (Só preto) = 13.400 kg : 12=1.116 kg.
• Pneus= 979 unidades
OBS: Este material (pneus) foi leiloado no 3º leilão no dia 17/12/03, sendo que o arrematante até a data de hoje não veio buscar, assim sendo por ordem do Secretário, para evitar surto da dengue, usamos os mesmos em contenção de taludes e ajardinamentos conforme pode-se ver nas fotos, e até a data de hoje temos utilizados no aterro sanitário aproximadamente 3.500 pneus.
    Por fim , informamos que a cada dia que passa tentamos fazer o melhor possível, no que tange ao reaproveitamento/ reciclagem e destino final do lixo, e o Programa Pró-Lixo foi importantíssimo para alcançarmos o nosso objetivo.

3º Pergunta: Existe separação na fonte ou tudo é feito na Usina?
Resposta: Existe em nossa Secretaria de Meio Ambiente, também o Projeto Limpou,Trocou, Ganhou, conforme relatório em anexo.

4º Pergunta: Os leilões realizados com material são feitos com que freqüência? Qual o rendimento médio de cada um deles?
Resposta: Conforme xerox em anexo já foram realizados 4 leilões.
   Informamos que o rendimento é de aproximadamente R$ 5.000,00 por leilão ; resultado satisfatório, pois os lotes foram quase todos vendidos, e os não vendidos e os reciclados no período ficam para o próximo leilão, previamente marcado, em conformidade com a Lei das Licitações.

OBS: A respeito do 5º leilão a ser realizado, provavelmente no dia 26/08/04, enviaremos o nosso edital, para que a Srtª possa prestigiar o evento.

Sem mais para o momento, despedimo-nos com votos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Sérgio Duarte de Oliveira
Gerente da Usina de Reciclagem de Lixo
Matrícula: 5139
       Prezado leitor(a), você não acha que a Prefeitura Municipal de Rio Bonito tem o dever de manter o aterro sanitário e a Usina de Reciclagem de Lixo funcionando ? Você sabia que isso tudo virou um grande lixão ?   Deixe seu comentário ! Faça desse blog seu espaço de participação e contribuição para um meio ambiente de qualidade ! Deixe seu comentário !

Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial