terça-feira, 14 de maio de 2013

Pneus Inservíveis : Grave Problema

                    Rio Bonito Clama pela  RECICLANIP   ! 

     Hoje na reunião do Consórcio Ambiental Lagos / São João, os presentes puderam assistir a uma debate muito interessante sobre coleta seletiva e destino final de resíduos sólidos (lixo). O consultor ambiental Valter Plácido fez considerações muito interessantes sobre políticas públicas voltadas à correta gestão dos resíduos sólidos. Cobrou que o empresariado faça a sua parte na logística reversa. 
        Eu (Newton Almeida) falei sobre a dificuldade que o município de Rio Bonito enfrenta para que a RECICLANIP   recolha  pneus inservíveis.  A RECICLANIP é uma associação, ou ONG, criada pelos fabricantes e importadores de pneus, para cumprirem a Resolução CONAMA 416 / 2009 (que substituiu a CONAMA 258/ 1999).
    O destino final de pneus inservíveis costuma ser as indústrias de cimento, onde são queimados para gerar calor. Ano a ano os pneus inservíveis começam a ser destinados, também,  para a fabricação de móveis, para fabricação de pisos emborrachados, fabricação de tapetes de automóveis, de solado de calçados e misturados à massa de asfalto. Mas, isso ainda é feito em pequena proporção. A RECICLANIP, de maneira geral,  coleta os pneus pelo Brasil e os destina às cimenteiras. 
    Desde que assumi o posto  de Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito / RJ  (janeiro de 2013) venho solicitando que a RECICLANIP colete os milhares de pneus inservíveis, estocados nos galpões da antiga Usina de Reciclagem de Lixo. A resposta da RECICLANIP é que municípios com menos de 100 mil habitantes tem que fazer um consórcio com outros para que um Eco Ponto  seja visitado regularmente pelos caminhões de coleta de pneus inservíveis. 
   A funcionária da RECICLANIP (sede de São Paulo) sempre é muito atenciosa e educada, mas sugere que Rio Bonito faça um consórcio com Cachoeiras de Macacu (distante cerca de 40 km), para então enviar os caminhões de coleta. 

   O problema deve ser nacional, para os municípios com menos de 100 mil habitantes. 
   Vou enviar esse texto para os fabricantes de pneus, individualmente e para a RECICLANIP, além dos órgãos ambientais, a fim de buscar uma solução : que a RECICLANIP envie um carreta para coletar os pneus inservíveis de Rio Bonito / RJ. 
Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial