segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Lixo : Fogo : Rio Bonito : Centro

   Na última sexta-feira, dia 08 de fevereiro de 2013, atearam fogo num monte de lixo, bem no canteiro da avenida Manuel Duarte, pertinho do Campo do Rio Bonito. Eu passava a caminho do Green Valley, à trabalho, quando parei o carro que dirigia, da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Bonito. 



  Tirei três fotos e pedi ajuda, numa oficina mecânica, para apagar o fogo. Não havia qualquer vassoura, ou pá ou enxada e então fui à secretaria para pegar um abafador. 

  Uma nuvem de fumaça  bem preta e densa contaminava o ambiente, lançando ao ar substâncias nocivas, como  as dioxinas e furanos.
  Quando voltei, uns 10 minutos depois, uma moradora estava jogando um jarro com água, e o fogo já estava praticamente extinto. 
  Queimar o lixo pode encontrar alguma justificativa, somente em casos emergenciais em que a coleta não é regular, e para combater focos de vetores, como na situação em que se encontrava a cidade de Duque de Caxias, desde o final do ano de 2012.




   Estavam queimando um pouco de lixo comum, e na maior parte, plásticos rígidos (polietileno de alta densidade) e papelão.


  Os materiais recicláveis são coletados por dezenas de pessoas, quase que todo dia, no centro da cidade, para posterior venda e reciclagem. Bastaria organizar o lixo comum em sacos que os caminhões de coleta levariam para o aterro de lixo municipal, e  armazenar os recicláveis até que fossem coletados por catadores, para a reciclagem. 
   
 Newton Almeida    www.newtonalmeida.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial