terça-feira, 1 de abril de 2014

Copa do Mundo no Brasil : Pernambuco : Consumo e Turismo

        Até hoje é utilizado o termo "gargalo"  quando se identifica  alguma precariedade na infra-estrutura do Brasil  que tem como consequência o atrofiamento da nossa economia. Quem será que inventou isso ?  Pegou para valer . Sem o gargalo o líquido flui com muita velocidade. Imaginem o Brasil sem esses tantos gargalos ? 
         Os gargalos que preocupam a organização para a Copa do Mundo são os aeroportos e a mobilidade urbana, principalmente. 
      Outras tantas preocupações estão na mente das autoridades,  algumas sem solução, outras que podem ser contornadas. Já comenta-se que o Presidente da FIFA e a Presidenta Dilma não falarão ao público nos estádios, em abertura aos jogos, para evitarem possíveis vaias. As manifestações populares também estão entre as maiores preocupações. 
        Na minha opinião o pior gargalo é a corrupção. Um problema que parece ser crônico na sociedade brasileira, e atrapalha significativamente desde um grande evento até a qualidade de vida de cada cidadão. 
        Sobre o gargalo relacionado à corrupção e possíveis maneiras de evitar que ele atrapalhe o mega-evento da Copa do Mundo de 2014, leia a matéria abaixo, do Ministério do Turismo : 

         "
 Pernambuco está se preparando para receber bem os turistas durante a Copa do Mundo. Problemas com extravio de bagagens, atraso nos voos e tarifas abusivas estão no alvo do Procon do estado. Também os taxistas de Recife e cidades vizinhas estão sendo alertados sobre a vigilância de suas tarifas pela Câmara Técnica de Consumo e Turismo, órgão que criado no final do ano passado e que articulará as atividades do Procon Pernambuco com outros órgãos públicos. Para atender os turistas em dificuldades com passagens e cancelamentos, haverá uma unidade de atendimento dentro do aeroporto Internacional Gilberto Freyre.
      Na última semana, representantes estaduais e municipais dos institutos de defesa do consumidor das cidades-sede da Copa, participaram de uma reunião de balanço das ações em defesa dos turistas e consumidores, realizada em Brasília. O encontro foi liderado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) que articula estratégias de defesa dos consumidores previstas no Plano Nacional de Consumo e Cidadania, coordenado pelo Ministério da Justiça.
      Em Pernambuco, diversos órgãos públicos atuarão em conjunto antes e durante os jogos da Copa. Cerca de 50 pessoas estarão envolvidas, entre elas, funcionários das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Turismo, Defesa Social, Desenvolvimento Econômico, de Saúde, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Agência Nacional de Aviação Civil, prefeituras de Recife e Região Metropolitana, Sindicato de Restaurantes, Sindicato de Taxistas, entre outros.
       Em maio, o Procon-PE deverá lançar o site da Câmara Temática, com informações para que turistas e consumidores busquem seus direitos. Outra atividade será a distribuição de folhetos informativos sobre a atuação do órgão e ainda o Guia do Consumidor Turista. Este guia está sendo elaborado pelo governo federal e Embratur, com informações em português, espanhol e inglês, sobre os direitos do consumidor, resguardados pela legislação brasileira, e telefones e principais locais de atendimento de procons e outros órgãos de defesa.

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7055


Newton Almeida