sábado, 14 de setembro de 2013

IV Conferência Estadual do Meio Ambiente : Estado do Rio de Janeiro : Abertura

 

   A Abertura da IV Conferência do Meio Ambiente, sexta-feira, 13 de setembro de 2013, mostrou que as propostas a serem encaminhadas para a Conferência Nacional, pela Conferência do Estado do Rio de Janeiro, terão um peso significativo sob o ponto de vista da participação. 



  
              A Ministra do Meio Ambiente, Isabela
Teixeira lembrou que em 2009 foi organizada a Conferência do Clima. com a participação de 900 municípios em todo o Brasil. Nessa IV Conferência do Meio Ambiente, com ênfase na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305 / 2010,  a Ministra Isabela Teixeira informou da participação de 4.000 municípios. No Estado do Rio de Janeiro, 76 cidades realizaram suas conferências de meio ambiente, sendo que 86 enviaram delegados a essa conferência.  


    Tião Santos teceu um panorama geral sobre o que avançou e os entraves que existem na gestão dos resíduos sólidos. Tião alertou do paradoxo : o Brasil é o maior reciclador de latas  de alumínio do mundo, mas somente cerca de 2% de todo o lixo é reciclado. Tião Santos concluiu dizendo que a coleta seletiva no Brasil tem o viés da exclusão social, ou seja os catadores encontraram na coleta uma forma de sobrevivência, deixando claro que deve-se investir na educação para a separação dos recicláveis em cada lar e empresa do país.  
    O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc fez um resumo dos programas estaduais que apoiam os catadores de materiais recicláveis, e lembrou sobre os avanços do programa Lixão Zero, que irá acabar com todos os lixões do Estado do Rio de Janeiro até o ano  que vem. Carlos Minc foi muito aplaudido.

    A Conferência continua amanhã, no sábado, e termina nesse domingo, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ.  

Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial