Salto de Braçanã - Rio Bonito - Comitê de Bacia Hidrográfica
O Salto de Braçanã é uma bonita queda d'água formada pelo Rio Caceribu, em Rio Bonito, na localidade denominada Braçanã de Baixo.
Em anos passados esse local era muito utilizado para a colocação de oferendas de cultos afro-brasileiros, e também costumava-se acender velas aos pés das árvores.
Por volta do ano de 2000, eu (Newton Almeida) reuni uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e começamos a realizar ações de limpeza no Salto de Braçanã.
Com a ajuda do proprietário da fazenda, que engloba o Salto de Braçanã, o conhecido fabricante de piscinas Moisés, esse lindo manancial foi revitalizado e tornou-se um ponto turístico.
A água fornecida ao município de Tanguá, fronteiriço a Rio Bonito, pela CEDAE, é proveniente de captação no Salto de Braçanã, o que ocasiona críticas de alguns rio-bonitenses, que entendem que a água deve ser utilizada somente pelo município de Rio Bonito.
Mas, isso não tem qualquer base legal, pois os recursos hídricos não pertencem à cidade onde passam, ficando sua gestão subordinada ao Comitê de Bacia Hidrográfica, no caso o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.
A legislação que trata da gestão dos recursos hídricos é a Lei 9433, de 1997, que foi regulamentada a nível estadual, no Estado do Rio de Janeiro, pela Lei 3239 de 1999.
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial