quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Acidente Ambiental : Contaminação de Rio com Óleo - Rio do Ouro : Rio Bonito : 2010

* Postagem do dia 19/02/2010  , transferida de outro blog do Newton Almeida *

  
     Eu estava em casa na   quarta-feira   dia 17 de fevereiro, por volta do  meio    dia,   e  percebi   bem próximo  um   helicóptero   sobrevoando  a BR 101. Outro acidente : um trator da Auto Pista Fluminense (empresa concessionária da BR 101, trecho Campos - Niterói) atravessou  na frente de um caminhão tanque com 30.000 litros de óleo diesel, no Trevo do Rio do Ouro, em Rio Bonito. Não houve feridos, mas o óleo vazou no Rio do Ouro e funcionários da CEDAE conseguiram contê-lo a uns 600 metros adiante, utilizando um tanque de criação de  camarões desativado, na conhecida Fazenda da Celcar Jeans.




    Com auxílio de uma retroescavadeira fizeram uma barragem que impediu o avanço do óleo. Caso o óleo continuasse descendo o rio ele alcançaria a estação de captação de água da CEDAE, no rio Bacaxá, a cerca de seis quilômetros adiante, que fornece mais da metade de toda água tratada de Rio Bonito (60.000 habitantes) . Depois, a Auto Pista Fluminense contratou uma empresa especializada na mitigação de acidentes ambientais, que iniciou a remoção do óleo com as barreiras de contenção e absorventes. 


     A água do Rio Bacaxá está sendo monitorada pela CEDAE e o abastecimento da cidade está normal. O Rio Bacaxá deságua na Lagoa de Jutrunaíba que fornece água para a região dos Lagos. 
    Nas centenas de metros percorridos pelo óleo alguns peixes foram encontrados mortos, agora cabe ao INEA  a avaliação do dano e o valor da multa a ser cobrada à Auto Pista Fluminense, provavelmente.  A Fazenda Celcar Jeans também deverá acionar judicialmente a Auto Pista Fluminense,  para reparação de danos ambientais.

Newton Almeida 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial