quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Reprodução : Medusas


      "   Nos pólipos são comuns vários tipos de reprodução assexuada: a bipartição (cissiparidade), o brotamento (gemiparidade) e a estrobolização, que ocorrem em diferentes grupos.
   A bipartição, segundo um plano longitudinal, ocorre em anêmonas, e o brotamento, em hidras. Já a estrobolização é típica dos pequenos pólipos, que são uma das fases da alternância de gerações (metagênese), comum em vários grupos desse filo de cnidários. Nesse caso, os pólipos da classe dos cifozoários formam verdadeiras pilhas de pequenos discos, que se diferenciam em medusas microscópicas e se separam. Elas passam a nadar livremente e crescem, tornando-se então, medusas adultas, grandes e complexas, sexuadas, que se reproduzirão através de gametas para formar novos pólipos. 
   Um outro tipo de alternância ocorre na classe dos hidrozoários, em espécies coloniais, cujos pólipos produzem gemas que se diferenciam em microscópicas medusas muito simples. Por reprodução sexuada, elas formam novos pólipos coloniais.















Figura : Esquema de metagênese (alternância de gerações) em medusas. (Representações fora de proporção entre si. Cores-fantasia).

             "

FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 . BIOLOGIA 

Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial