domingo, 4 de agosto de 2013

Cachorro : Biologia : Bilu ficou doente : Tratamento





* Postagem do dia 19/04/2010 , transferida de outro blog do Newton Almeida *

    O Bilu é o Alfa da matilha que eu tenho. Ele é um vira-lata bem bonito com o pelo branco e preto. Chama a atenção. É bastante alerta e vigilante. Ele adora afagar os outros cachorros como se estive escovando-os.  É temperamental, gosta de brigar com cachorros estranhos. Quando morávamos em Tanguá ele brigou com  três labradores pretos do vizinho, todos bem maiores que o Bilu. Ficou com um corte enorme no pescoço e me deu bastante trabalho para curar.
  Uma semana antes do carnaval desse ano ( 2.010 ) o Bilu estava sacudindo a cabeça constantemente. Fiz uma inspeção e descobri pequenos furos característicos de larvas de mosca, atrás da orelha e na pata dianteira. Não me preocupei e coloquei tanicid. Mas, os furos viraram buracos e eu nunca tinha visto tantas larvinhas pequenas juntas. Suei para colocar spray azul nos buracos. Ele reagia muito, pois detesta o spray. 
      O pelo da pata ia soltando, quando eu lavava com água e sabão e  a pele parecia que ia soltar toda. A pata dianteira ficou toda inchada e depois foi escorrendo muita secreção com pus. Foi igual a um filme de terror. Não havia mais larvas e agora tinha que curar as feridas. Dei anti-inflamatório, anti-biótico e ia passando pomada e cobrindo os buracos (atrás da orelha) e na pata. Ficou em carne  viva em volta de todo o joelho e aparecendo o osso, e do lado de dentro também, uma área grande em carne viva . Ficou com febre alta e parou de comer. Eu dava leite e clara de ovo .
     Fui tratando todo o dia.  O buraco da orelha ficou cicactrizado em 40 dias. E a pata está quase boa. A pele regenerou e nessa semana não vou mais precisar cobrir com curativo. Usei unguento simões (branco) no começo, e depois pomada genérica à base de neomicina. Hoje é dia 19 de abril, portanto estou cuidando do Bilu a uns 70 dias (desde o dia 10 de fevereiro). Ele adora quando eu cuido dele. Vou trocando os curativos e ele começa a dormir. 



       

   Ele já está no peso normal, e brinca e voltou a ser o Bilu alegre de sempre. Eu nunca tinha visto esse tipo de larva de mosca. Foi terrível ! 











Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial