IBAMA : Garimpo Ilegal
IBAMA Retira Garimpo e Serrarias da Reserva Kayapó
No dia 20 de junho de 2012 o IBAMA interditou um garimpo clandestino de ouro em Terras Indígenas Kayapó, em Cumaru do Norte, no sudeste do Pará. O garimpo operava com 19 bombas-hidráulicas, e também foi apreendido meio kg de mercúrio.
O IBAMA multou o responsável, um conhecido garimpeiro da região, em R$ 378 mil reais e teve a sua propriedade embargada.
Possivelmente o mercúrio utilizado na atividade contaminou o solo, rios e também os trabalhadores da garimpagem. A área que foi degrada pelo garimpo soma cerca de 130 hectares, com o desmatamento e lavagem do solo.
Essa fiscalização na reserva Kayapó vinha acontecendo desde o dia 15 de junho, e recebeu o nome de Operação Soberania. Os fiscais do IBAMA utilizaram helicóptero, o que possibilitou flagrar duas serrarias clandestinas, a uma distância de 10 km das terras indígenas.
Essas madeireiras cooptavam os índios para explorar a floresta no interior da reserva. A FUNAI auxiliou na desmontagem das serrarias ilegais, sendo que o maquinário foi retirado de caminhão da área protegida.
Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br
Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br
Fonte : http://www.ibama.gov.br ; Nelson Feitosa; ASCOM : IBAMA / PA
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial