terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval : Rio de Janeiro : Xixi na Rua : Choque de Ordem ?

  Nem a instalação de quase 13 mil banheiros químicos evitaram que muros, postes e árvores do Rio de Janeiro fossem usados como banheiro. A operação Choque de Ordem já levou mais de 600 pessoas para a delegacia.   Os foliões - por sua vez - alegam que faltam banheiros e sobram filas.
  O número é um recorde negativo para a cidade. Em todo o Carnaval de 2010, foram 360 pessoas detidas - pouco mais da metade.
  Segundo o Secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, é estudada a possibilidade do aumento da quantidade de sanitários para o próximo ano.

    Fonte da matéria e foto :    http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000407766


   Opinião do Newton Almeida : não tenho a menor simpatia pelo projeto, ou ação, chamado choque de ordem, inclusive a criação da secretaria municipal, no Rio de Janeiro, com esse nome.
    Mudanças de hábitos, culturas, tradições , tem que ser debatidas, e , a partir de um consenso,  implementar ações para alcançar as metas estipuladas.
    Uma operação de "choque de ordem " destruiu um prédio inteiro porque não estava legalizado. No Recreio dos Bandeirantes (basta ver o vídeo no You Tube, da Kátia D'Angelo) .  Será que não poderiam exigir a legalização ? Vejam, quantos outros prédios estão sendo erguidos sem que e Prefeitura tenha conhecimento ?   Se a Prefeitura não age rotineiramente fiscalizando as construlções ilegais é claro que em breve teremos muitos outras edificações ilegais.  Quantas são ? Mil, duas mil, cinquenta mil ? Será  que a destruição  de um prédio resolveu o problema ? Então querem resolver ou querem aparecer na mídia ?
   Destruir imóveis que estão contra a legislação ambiental : quantos são ? Eu conclui meu curso de geografia numa universidade que tem a quadra de esportes sobre o rio Alcântara, a UNIVERSO.  São milhares de imóveis construídos à beira dos rios . Quantos foram destruídos, atendendo normas ambientais :  cem, duzentos, quinhentos ? O problema foi resolvido ?  E a fiscalização para que não construam mais, estão fiscalizando ?  Será que não existem mansões de pessoas ou empresas muito famosas em desacordo com normas ambientais ? Será que serão destruídas ?    Primeiro deve-se fortalecer a fiscalização, depois, divulgar que existe consenso na aplicação de  medidas mais duras.
    O xixi na rua : primeiro a instalação de  banheiros, depois a divulgação de que medidas duras serão tomadas mediante consenso . Viu a primeira foto ? Que coisa feia, não ? Na frente de todo mundo!  Eu gostaria de andar nas ruas da cidade e não sentir aquele cheiro de urina.
   Mas, eu já fiz xixi na rua, e não gosto disso. Procurei ao máximo outra alternativa, não consegui, descobri um cantinho bem escondido e me aliviei ali. Não tinha tomado cerveja, se é que faz diferença, eu não bebo. Bebo suco, água, e o cheiro ruim é igual.
   Outro dia eu estava esperando um ônibus, na Praça XV,  e usei um banheiro químico. Bem sujinho, muito mal cheiroso lá dentro, mas dei minha contribuição à nossa querida Rio  de Janeiro. Penso que já está bastante divulgado que fazer xixi nas ruas do Rio de Janeiro pode dar cadeia. Se eu fizer, estarei consciente da possível punição. E não  vai importar a razão que me levou aquele ato. Concordo ! Estamos num consenso ! Xixi na rua pode dar cadeia !
   E daqui a pouco poderemos decidir, em consenso que jogar lixo no chão dá multa. E avançar em sinal  vermelho ? Quem é que não faz isso ? Eu não faço, e aí pára alguém atrás de mim e fica querendo me fuzilar. Vamos começar a prender os que furam o sinal vermelho ? E excesso de velocidade ? Vamos prender .
   Os delitos que não praticamos damos total apoio a punições maiores e severas, mas aqueles que praticamos ficamos achando que é normal, ou menos grave.
   Dar carta branca a qualquer autoridade é muito perigoso. Cuidado !!!! 
   E se beber não dirija e não faça xixi nas ruas ! 

Newton Almeida




0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial