Newton Almeida Comenta a Polêmica entre o Pastor Silas Malafaia x Jornalista Ricardo Boechat
Andei lendo um pouco sobre essa polêmica entre duas personalidades públicas muito conhecidas, que atuam em ramos completamente distintos. O Pastor Silas Malafaia ligado à Igreja Assembléia de Deus e, do outro lado, o jornalista Ricardo Boechat (foto abaixo), que trabalha em diversas mídias, com destaque para a rádio e a televisão do Grupo Bandeirantes.
Eu sou um admirador tanto do Ricardo Boechat quanto do Pastor Silas Malafaia. Assisto ao trabalho dos dois e no geral gosto das suas posições. Nessa polêmica penso que o vitorioso é o Pastor Silas Malafaia (foto acima).
O Ricardo Boechat (foto ao lado) é muito exagerado no que defende. Já defendeu a prática Black Bloc- em entrevista a um site, e já falou isso na rádio também - dizendo que a população teria o direito a quebrar coisas para que seus direitos sejam atendidos. O fato é que a violência em manifestações de rua levou à morte um colega de trabalho do próprio Ricardo Boechat, em fevereiro de 2014, quando o cinegrafista da Band foi atingido por um rojão, em manifestações no Rio de Janeiro. Além disso, o Ricardo Boechat ofende generalizadamente classes de profissionais, no mínimo contribuindo como um mau exemplo de uma pessoa destemperada, que está colecionando processos judiciais por injúrias e difamação.
O maior deslize do Ricardo Boechat foi a sua conduta anti-ética em reportagens que produziu na Rede Globo, que quando descoberta levaram a Globo a demitir o Ricardo Boechat. Ele estava editando matérias sobre uma grande disputa, pelo poder de empresa de telefonia, por parte de dois grandes grupos econômicos poderosos, mas o Ricardo Boechat manteve relações de intimidade com um dos líderes de um dos grupos, inclusive lendo matérias para ele antes que fossem publicadas.
O Pastor Silas Malafaia sempre mantém o diálogo aberto, seja com quem for. Há muitos anos eu vi um debate, na televisão, entre o Sivuca (policial e político do Rio de Janeiro) que defendia abertamente o direito de a polícia agir com violência, e o Pastor Silas Malafaia que defendia a capacidade da fé de redimir os pecados e a conduta passada de qualquer ser humano. Naquele debate, em algum momento o Sivuca reclama que o Pastor Silas Malafaia estaria gritando muito, ao que Silas comentou que é uma característica dos religiosos pentecostais, a de gritar mesmo. E o Pastor Silas Malafaia disse repetidamente que amava o Sivuca, assim como a todo outro irmão, ser humano.
A característica de gritar é o único deslize que presenciei até hoje por parte do Silas Malafaia. Fora isso, eu vejo muita verdade no que o Pastor Silas Malafaia faz. Ele lidera com competência e ética. A questão de viver do dízimo é um dogma da religião deles. Não há nada de errado com isso.
O Ricardo Boechat é uma pessoa muito sincera, muito transparente e de valor. Mas, o Boechat deveria rever essa maneira ofensiva para com os outros. Todo mundo erra nessa vida, e um pedido de desculpas é o mínimo que podemos, e devemos fazer, quando ofendemos os outros. Não porque teremos de encarar um processo judicial, mas por uma questão de educação, de comportamento moral, uma questão de humildade e sabedoria.
O debate no Brasil é um conquista de todos. Quem possui maior poder deve ponderar muito suas palavras pela responsabilidade de que está formando opinião. Debater com raiva, com desequilíbrio emocional, deixa de ser debate para se tornar baixaria e o desfecho natural disso costuma ser um processo judicial impetrado pela parte caluniada.
Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial