terça-feira, 29 de julho de 2014

Profissão : Receita para Encontrar Uma Nova Profissão : Atraia a Profissão dos Seus Sonhos


                                   Como Encontrar Uma Nova Profissão ? 

    Recebi um email de uma moradora do interior do Espírito Santo, que escreveu num texto impecável e solicitou aconselhamento para sua carreira profissional .
   Ela, vamos chamá-la de Rosilene, tem pouco mais de trinta anos e é formada em matemática, licenciatura, mas não deseja lecionar. Por algum tempo, anos atrás, Rosilene foi professora de matemática e não sentia mais gosto em ensinar.
   Rosilene disse que não tem pressa em iniciar um nova carreira profissional, pois o marido sustenta a família de maneira equilibrada, sem muita folga no orçamento, mas também sem privações. Portanto, seu desejo, inicial, é ter seu sustento para poder se divertir mais, por exemplo, viajando com o marido e o casal de filhos.   
    Eu respondi dizendo que a escolha de um caminho profissional tem que ser criteriosa, pois muita gente decide de maneira apressada, e investe dinheiro e recursos na nova caminhada profissional, estudando muito, comprando livros, ou no mínimo, investe seu precioso tempo, para no final desistir de tudo. Isso é muito comum, e pode acontecer em qualquer fase ou idade em que se esteja. 
   Eu recomendo que se decida qual novo caminho profissional trilhar, em pelo menos cinco dias. Não antes disso. Sabemos que muita gente não tem esse tempo, precisa sustentar a família, as contas não esperam, e não querem nem pensar em ficar um dia sequer, sem emprego.
   O primeiro passo é saber que a qualquer hora é preciso planejar a vida. Quem tem o hábito de planejar está lado a lado com a prosperidade, e dificilmente se vê acuado diante dos percalços e obstáculos. Assim, para a nossa amiga Rosilene, aconselhei a decidir apenas após 5 dias, pelo menos, ou mais, sobre o novo rumo profissional.
  Preencher uma espécie de questionário  é o segundo passo a tomar. O questionário é uma maneira simples de buscar o autoconhecimento, de alinhar as necessidades materiais a uma atividade que traga prazer, ou seja, que o novo trabalho também se encaixe em ideiais e desejos pessoais.
   Vamos ao questionário, é rapidinho, são apenas três perguntinhas simples. Vou perguntar e responder, de maneira hipotética, como seu eu fosse a Rosilene, para mostrar como exemplo, de uma maneira mais didática.

   1-  Qual tipo de trabalho eu me recuso a fazer ?  Não imagino nunca mais trabalhar ensinando, dando aulas, não gosto, não tenho paciência ;  não quero dirigir; não quer trabalhar com tarefas repetitivas; não quero trabalhar com atividades que não exijam a comunicação.
2-  O que eu faço por horas,  como divertimento, que poderia fazer até de graça ?
  Uma coisa que eu faço horas a fio é ir à praia, passear no shopping com as amigas, visitar as amigas. Eu gosto também de escrever, não por horas, mas me sinto bem escrevendo, desde muito nova que eu me acostumei a escrever um diário, e adoro escrever sobre os acontecimentos, minhas  angústias, os momentos de alegrias.
3- Quais profissões permitiriam que eu fizesse aquilo que faço por horas me divertindo, dentro da rotina de trabalho ?
Salva-vidas, pois estaria na praia, o que eu adoro.  Guia de turismo, que eu poderia estar sempre viajando, passeando e conversando, fazendo amizades, mostrando às pessoas as belezas e história de tantos locais e monumentos, museus, pontos turísticos.
   Rosilene já respondeu ao questionário.  Agora o terceiro passo é buscar informações  sobre as profissões destacadas. À essa etapa, pelo menos três dias devem ser dedicados. Rosilene vai buscar informações na internet, livros, e conversar com quem é salva-vidas ou guia de turismo.
   O quarto passo é responder de novo ao mesmo questionário. Após os três dias buscando informações sobre as duas profissões destacadas, nossa amiga, ao responder novamente o questionário, destacou outra profissão : promotora de eventos.
   Ela ficou muito surpresa, quando ao responder o questionário, pela segunda vez, ao quarto dia do início do seu planejamento para a escolha do novo rumo profissional, percebeu que organizar eventos  a deixaria bastante motivada. Foi como um lâmpada que se acendeu na escuridão. Um verdadeiro insight.
   Agora sim, ela se viu entusiasmada em pesquisar sobre a profissão de promotora de eventos. Um mundo de oportunidades se abriu à sua frente. Ela se informou e percebeu que se tornaria uma empreendedora, e a busca que era simplesmente por um trabalho que lhe desse um pagamento no final do mês, acabou se transformando numa enorme vontade de realizar, de constituir um empreendimento, uma empresa.
   A partir daquele momento de descoberta, daquela verdadeira centelha inspiradora, ela começou a se dedicar ao ramo de promoção de eventos, principalmente convenções de empresas, eventos corporativos.

         A receita para encontrar uma nova profissão é simples, e é claro que pode e ser adaptada :

1-  Refletir sobre como agregar à necessidade de uma renda aos ideais e desejos pessoais  ;
2- Responder a um questionário, que primeiramente vai excluir  os caminhos que não queremos de jeito algum, para finalmente separar as profissões e carreiras com que simpatizamos mais ;  
3- Pesquisar sobre essas carreiras e profissões, lendo e conversando com quem as desempenha;     
4- Após pelo menos três dias de pesquisa das profissões, voltar a responder o questionário ;
5- Novamente pesquisar, mas agora já direcionando a pesquisa para apenas um rumo profissional.


* Veja o lançamento: EBOOK Mapa do Tesouro : Conquiste Dinheiro, Saúde, Paz e Amor!  As pessoas que vivem na prosperidade, cercadas de bem estar, conforto, dinheiro, paz, saúde e amor, descobriram em seus pensamentos um verdadeiro mapa do tesouro. Cada um de nós tem capacidade de alterar a sua realidade, que começa em nossos pensamentos.  Descubra o Mapa do tesouro!  *

Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial