Inventário Florestal do Estado do Rio de Janeiro : Parque da Mata Atlântica Aldeense : Secretário Carlos Minc
" Release e Notícias - Consórcio Intermunicipal Lagos São João
1. Visita do Secretário de Ambiente Carlos Minc fortalece projetos em prol da preservação da Mata Atlântica e da Lagoa de Araruama
2. Câmara Técnica do Comitê de Bacias Lagos São João promoverá Circuito Regional de Educação Ambiental etapa 2013
Visita do Secretário de Ambiente Carlos Minc fortalece projetos em prol da preservação da Mata Atlântica e da Lagoa de Araruama
No dia 16 de setembro de 2013 o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc e o Sub-Secretário Executivo da Secretaria de Estado do Ambiente - SEA, Luiz Firmino estiveram em São Pedro da Aldeia para juntos com o Prefeito da cidade e Presidente do CILSJ, Cláudio Chumbinho darem andamento a diversas ações ambientais na região.
O primeiro evento do dia foi o Lançamento do Inventário Florestal Nacional no Estado do Rio de Janeiro que aconteceu no Morro do Frade. O Inventário Florestal Nacional visa conhecer a situação atual da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados (restingas, manguezais etc.) no território estadual. Serão coletadas informações sobre a vegetação nativa, solos, uso da terra e realizado um levantamento socioambiental com moradores para identificar como as comunidades e os proprietários rurais percebem e utilizam as florestas e os recursos florestais. No final de todo este trabalho, tais informações servirão para auxiliar as políticas de conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável do Estado.
A Superintendente de Biodiversidade e Florestas da SEA, Alba Simon, também esteve presente no evento, junto a equipe técnica capacitada para este amplo levantamento que será realizado. Os técnicos fizeram demonstrações e deram explicações sobre as atividades que realizarão. Após este lançamento foi assinado o decreto de criação do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense,o primeiro parque do município com 268 mil metros de área total englobando os Morros dos Milagres, do Frade e um corredor entre eles. Além da preservação desse pedaço da Mata Atlântica no município, o Parque vai abrigar espaços para visitação pública, prática de esportes radicais, entre outras atividades.
Entre os presentes estava uma pessoa pouco conhecida mas talvez a mais importante para que este evento pudesse estar acontecendo naquele local. Jeremias Lima vem há 15 anos denunciando o desmatamento, cuidando e reflorestando este pedaço de refúgio da vida silvestre no município. Foram suas mãos que coletaram as sementes das espécies nativas para que, depois de transformados em mudas, fossem plantados reflorestando este pedaço de Mata Atlântica até então conhecido como Parque Ecológico do Pau Brasil. Com a autorização do poder público, Jeremias se instalou no local e se tornou um grande guardião e reflorestador da área. Talvez agora com a criação do Parque o sonho de Jeremias se torne realidade: tornar o simpático centro de visitantes no Museu do Pau Brasil, expondo, não só os diversos objetos de arte que cria com árvores mortas que coleta na mata como também outros trabalhos artísticos que servem como ferramenta de educação ambiental.
"
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial