quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Papagaio : Perdido : Fala seu Endereço

* Postagem do dia 04/05/2012, transferida de outro blog do Newton Almeida * 

           Papagaio Perdido Conta o Endereço e É Levado de Volta ao Lar 

    Inicialmente é  importante dizer que possuir animal da fauna silvestre em  cativeiro, sem a devida licença do órgão ambiental, no caso do Brasil o IBAMA, é crime.  Portanto, nada de comprar ou capturar papagaios. 
   Os animais são inteligentes. E ainda é  muito cedo para afirmar que nós somos os mais inteligentes, pois qualquer afirmação estará  limitada a critérios determinados. Sob o critério da capacidade de dominação na cadeia alimentar, aí com certeza podemos dizer que  somos os maiorais. Sob o critério de alteração do ambiente, domínio da  natureza, também somos " os  caras " . Mas se observarmos critérios de percepção da realidade, já não mais teremos  tanta certeza. Pois a realidade é captada pelos órgãos dos sentidos, e nossa audição é muito mais limitada que a de qualquer vira-lata. Nossa visão é muito inferior a das águias, e por aí vai. Mas será que a capacidade de captação  de estímulos, ou a percepção  da realidade que nos cerca, é inteligência ? Na minha opinião sim . Pois quanto mais amplas as informações que se possa absorver maior será a possibilidade de processamento. E a capacidade de processamento das informações ? Aí os cientistas estão apenas começando a estudar. 
     O tema é complexo e instigante, e um exemplo muito curioso da inteligência animal é o caso do Papagaio Inteligente : 
    
     Em Tóquio no Japão, uma mulher de 64 anos criava um papagaio muito bonito e educado. Mas um dia ele saiu voando e nunca  mais voltou. A coitada da mulher ficou muito triste, e sempre se perguntando se o papagaio estaria bem, se estaria conseguindo sobreviver longe dela. O  tempo passou e ela começou a criar outro Papagaio, mas dessa vez ela ensinou ao novo Papagaio o endereço  de casa. 
     E , de novo, num lindo dia de sol, o  danadinho do Papagaio saiu voando e foi parar num hotel, ele entrou pela janela  de um quarto e pousou no ombro de um hóspede. O hóspede levou o Papagaio para a polícia. 
     Lá na polícia de Tóquio o Papagaio levou dois dias para contar onde morava. Quem sabe ele estava gostando do passeio, de fugir da rotina, mas para a felicidade da sua " dona " ele acabou falando onde morava. E voltou para o seu lar. 
    Moral da história : coloque na coleira do seu cachorrinho o endereço, pois no caso  de ele se perder dificilmente vai contar onde mora. Só mesmo esse Papagaio Inteligente que além de falar o endereço onde mora ele fala em japonês.
         


Fonte da imagem : http://www.jornalfloripa.com.br/geral/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=2920


 Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial