terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pulgas : Erva de Santa Maria

* Postagem do dia 01/11/2011, transferida de outro blog do Newton Almeida * 


    Meus cachorros estão com quantidade excessiva de pulgas. Se coçando o tempo todo. Cachorro sem qualquer pulga é bastante raro e consegue-se isso utilizando muito shampoo anti-pulga , ou aquelas coleiras e talcos, o tempo todo tirando as pulgas do animal. Enfim, de um lado se controla a proliferação das pulgas, mas de outro o animal fica susceptível à intoxicação com esses inseticidas. Portanto é preciso ter cuidado e compreender que ao passear na rua as pulgas vão retornar ao cachorro, e que no quintal, na casa, ou mesmo no apartamento as pulgas encontram abrigo fora do animal, como em panos e tapetes. A limpeza é o princípio para combater as pulgas e depois vem os talcos e banhos no cachorro. 
    Bom, como eu (Newton Almeida) já utilizo talcos de combate às pulgas, e as danadinhas estão ainda celebrando  uma grande festa nos meus cachorros , resolvi experimentar a Erva  de Santa Maria : 

    A Erva-de-Santa-Maria (Chenopodium ambrosioides) é uma planta de caráter medicinal. Tem as propriedades de ser um cicatrizante, anti-inflamatório, ativador de circulação, acelera a regeneração muscular e reduz as manchas roxas (provocadas por contusões).
Também conhecida como mastruz ou mentruz, a erva-de-santa-maria é pertencente à família Amaranthaceae e à subfamília Chenopodioideae, mesma do espinafre. Para alguns, essa planta de cheiro forte e inconfundível é apenas uma planta invasora, mas para outros essa espécie tem características medicinais importantes. É utilizada para fins cicatrizantes, através da maceração das folhas junto com sal e aplicada no local da ferida. Também se adicionada ao leite tem ações anti-helmínticas (combate aos vermes).   Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Erva-de-santa-maria




   Misturei uma folha média com leite e dei para o Bob , um Pincher muito querido, brincalhão e alegre.  Ele sempre, exceto nos primeiros meses de vida, esteve abaixo do peso normal, aparecendo a ossatura (costelas e bacia), bem magrelinho mesmo. Para ele temos que dar refeição especial, além da ração, mas mesmo assim continua magrinho. Portanto quero ver se de algum modo a Erva  de  Santa  Maria melhora a absorção de massa corporal para o Bob.  Caso aconteça,  deve  ser  pela comentada ação dessa planta como anti-helmíntica (combate aos vermes e  parasitas intestinais) . E nos próximos dias vou experimentar a utilização da Erva de Santa Maria para o combate às pulgas, esfregando as folhas nos cachorros e no ambiente onde convivem. Tomara que funcione ! Mais tarde volto a escrever sobre os resultados ! 



  Fotos : Newton Almeida  


 Modelos : Chapinha, Lua, Snoopy e Bob . 

 Newton Almeida





0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial