domingo, 28 de abril de 2013

Baía de Guanabara : Seminário UERJ : Newton Almeida Representando SEA / INEA




  Da esquerda para direita : Jorge Pesce (Usina Verde), Newton Almeida (INEA), Lúcia Jardineiro (SEA), Cláudia Fróes (Sec. Meio Amb. Rio de Janeiro), Jamylle Ferreira (Projeto Baía Limpa), Leandro Nascimento (Sub-Secretário M. Amb. São Gonçalo), Paulo Jardim (Comlurb).




   Participei  (16 / 04 / 2009) do I Seminário sobre a Problemática do Lixo na Baía de Guanabara, na UERJ, que teve como objetivo a divulgação dos dados preliminares do Projeto Baía Limpa e a busca do engajamento do poder público na limpeza da Baía de Guanabara.

  O Projeto Baía Limpa é a contratação de 1.200 pescadores da FEPERJ ( Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro ) pela Petrobrás para a coleta de resíduos sólidos da orla da Baía, mapeamento e análises quantitativa e qualitativa do lixo, e sensibilização da sociedade e poder público .




A Coordenadora geral do projeto é Catia Antônia da Silva, com apoio de Jamylle e Alberto.

  Newton Almeida (INEA) e Lúcia Jardineiro (SEA) participaram da Mesa Redonda 2, mediada por Jamylle Ferreira, e falaram sobre algumas atividade da SEA e INEA na recuperação ambiental da Baía de Guanabara, como o Projeto Rio Ecobarreiras e o Projeto de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti . Convidaram todos para o 10º Encontro Comunitário do Projeto de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti, na Escola Municipal Murilo Braga, São João de Meriti (à margem do Rio Pavuna) dia 28 de abril às 14:00. Destacaram também a forma de liderança participativa e motivadora da Secretária Estadual Marilene Ramos e do Presidente do INEA Luiz Firmino.