Tratamento de Esgoto : Meio Ambiente
A recente pesquisa feita pelo IBGE sobre o saneamento básico, aponta que muito pouco, ou quase nada avançamos nos últimos dois anos, no Brasil. Observando a situação de degradação ambiental dos rios, principalmente os que cruzam as cidades brasileiras, e mananciais em geral, vemos que os constantes alertas sobre a possível falta de água potável no planeta, se faz ainda mais possível, aqui, apesar da riqueza natural brasileira.
Somos os donos das maiores reservas de água doce, com destaque para a bacia amazônica, tendo o maior rio do mundo, Amazonas, em volume e extensão; e o aquífero Guarani, uma gigantesca cisterna natural, capaz de matar a sede dos povos do mundo todo.
Muitas vezes fico pensando se não poderíamos vender água para países que não possuem nem um milésimo dessa nossa riqueza, como a Arábia Saudita, ou quem sabe poderíamos trocar o petróleo saudita pela água brasileira ? É possível que isso aconteça.
Em casos de seca extrema não poderíamos encher aviões com milhões de litros de água, coletada no Rio Amazonas, por exemplo, ou numa de nossas inúmeras represas de usinas hidrelétricas, e lançar uma verdadeira chuva refrescante de águas brasileiras do norte, sobre os sofridos povos da caatinga do nordeste ? Por que não ?
Aqui, na cidade de Rio Bonito / RJ, ouvimos constantes queixas de que a CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos, do Estado do Rio de Janeiro) leva a água de Rio Bonito para outro município, o de Tanguá, enquanto que diversos outros bairros, como Basílio não tem rede de água tratada em todas as residências. Muitos candidatos a Vereador tem levantado a voz sobre essa incoerência.
As águas da represa do Salto Braçanã, distante uns três quilômetros do Basílio, ainda não são distribuídas à toda a população desse bairro, e parte delas é fornecida à população de Tanguá. Para mim isso é um orgulho. Poder abastecer um município vizinho com o precioso líquido que nasce na Serra do Sambê. O errado é que a infraestrutura de fornecimento de água (captação já existe, faltando ampliar o tratamento e a adução) não tenha alcançado toda a cidade de Rio Bonito. Isso acontece em todo o Brasil, e no mundo.
Nesse mundo ninguém deve ser visto como um ladrão da água de ninguém. Na soma total dos recursos hídricos mundiais, existe água doce suficiente para matar a sede de todos os povos do planeta. Eu enfatizo : Ainda existe ! Pois os sete bilhões de seres humanos não param de se reproduzir, e ao mesmo tempo não param de poluir os rios, lagos e águas subterrâneas. Portanto, enquanto a demanda pela água no planeta aumenta, o seu volume tende a reduzir ! Esse sim é o problema !
O tratamento de esgoto conta com diversas tecnologias que a cada dia se superam para reduzir o custo do processo e , de quebra, até mesmo poder gerar energia. A questão da saúde pública, da prevenção das doenças de veiculação hídrica, que matam muitos brasileiros, justifica o lançamento do PAC da água e do esgoto !
Onde está a nossa presidenta Dilma falando desse assunto ? Onde estão os governadores ? Onde estão os Prefeitos e Vereadores falando sobre a necessidade do tratamento do esgoto e ampliação do fornecimento de água potável ? Onde estão os brasileiros nessa hora ?
Nossa brasilidade, muito pronunciada no carnaval e nas Copas do mundo de futebol, pode incorporar algumas causas maiores como o tratamento de água e esgoto como agente da saúde pública e melhoria do ambiente ! A nossa água pode faltar, porque nós mesmos roubamos a capacidade da natureza de produzi-la, pelos desmatamentos e destruição das nascentes, pelo lançamento de esgoto sem tratamento nos rios, pela total falta de senso humanitário com a natureza e conosco mesmos.
www.newtonalmeida.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial