Dia Mundial de Limpeza de Praias : 2012
O Dia Mundial de Limpeza de Praias teve início em 1986, por iniciativa da ONG americana Center For Marine Conservation (CMC), criada em 1972. Nessa ação cerca de 3.000 voluntários coletaram 124 toneladas de lixo no litoral do Texas, Estados Unidos.
Desde então, o evento se alastrou pelo mundo, sendo que atualmente são 125 países que participam dessa importante ação de proteção ao meio ambiente, com a atuação de quase 40 milhões de pessoas.
O lixo lançado nos oceanos e rios são responsáveis pela morte de milhares de animais (aves, peixes e tartarugas, principalmente) que confundem os resíduos com comida. Além disso, o lixo no ambiente acarreta outros impactos ambientais que prejudicam a economia de países que vivem do turismo, por exemplo.
É importante que os poderes públicos ampliem a coleta de lixo, de maneira rotineira, a fim de evitar doenças e proteger o ambiente.
O Dia Mundial de Limpeza de Praias acontece todo o terceiro sábado de setembro, e portanto, ontem, os voluntários percorreram as praias da costa brasileira e de outros 122 países, coletando o micro-lixo, que é a maior preocupação dos ambientalistas. Esse micro-lixo é constituído por pedaços de tecido, pano, isopor, guimbas de cigarro, palitos de dente, palitos de picolé, canudinhos de plástico, ou seja, os resíduos que são mais encontrados por cientistas e biólogos nas entranhas de animais marinhos que aparecem mortos.
(Acima imagens do Dia Mundial de Limpeza de Praias de 2010, que eu, Newton Almeida, participai na praia de Copacabana).
Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial