Biologia : A Classificação Cladística
" Atualmente, a tendência dos sistematas é adotar a classificação biológica proposta pelo biólogo alemão Willi Henning (1913 - 1976), conhecida como classificação cladística (do grego clados = ramo).
Nessa classificação, o objetivo é mostrar que, a partir de modificações evolutivas de um grupo ancestral, mais antigo, surgem novos grupos, que compartilham determinadas características, o que indicaria uma origem comum. Portanto, ela é baseada em hipóteses filogenéticas, mostrando relações de parentesco entre os grupos, reveladas pela homologia. Aqui, entende-se por grupos não só as espécies, mas também outras categorias taxonômicas, como filos, classes etc.
As classificações cladísticas são representadas graficamente por cladogramas, que mostram a origem evolutiva dos grupos por dicotomia (bifurcação). Veja no modelo a seguir que, a partir de um "nó", surgem duas linhas, 1 e 2. A primeira leva ao grupo atual X e a segunda, aos demais (A, B, C, D), a partir da evolução de um ancestral comum, com uma determinada característica primitiva. Desse ancestral, surgem grupos com as características derivadas, que são portanto, novidades evolutivas.
No cladograma, dois grupos que partem de um mesmo nó são mais semelhantes entre si que em relação aqueles que se originaram de um nó anterior. Assim, há mais semelhanças entre C e D que entre um dos dois e B. Portanto, quanto mais "abaixo" estiver, o nó, maiores serão as diferenças. Veja, por exemplo, os grupos C ou D em relação ao grupo A.
Um cladograma simples pode mostrar a evolução das plantas. Veja, por exemplo, que a característica compartilhada vasos condutores é uma novidade evolutiva que reúne as traqueófitas (traquéias = vasos condutores), das pteridófitas em diante; outra característica compartilhada é a semente, que reúne as espermatófitas (espermato = semente), que são as gimnospermas e as angiospermas. "
BIOLOGIA Newton Almeida
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial