SUSTENTABILIDADE AVIÃO SOLAR
O Solar Impulse sobrevoa a Suíça durante o teste de voo de 24 horas. Denis Balibouse/AP
Um avião experimental alimentado por painéis solares completou o primeiro voo-teste de 24 horas nesta quinta-feira, 8, provando que o aparelho é capaz de coletar energia suficiente durante o dia para se manter no ar à noite.
O teste faz o projeto suíço avançar mais um passo rumo à meta de circular o globo apenas com a energia do Sol.
O piloto Andre Borschberg desceu com o Solar Impulse na pista de Payerne, 50 km ao sudoeste de Berna, na Suíça, exatamente às 9h da manhã, pela hora local.
Assistentes ajudaram a estabilizar o veículo no solo, garantindo que as asas, com envergadura de 63 metros, não raspassem na pista e fizessem o avião capotar.
"Conseguimos mais do que queríamos. Tudo mundo está muito feliz", disse Borschberg a jornalistas.
A equipe afirma ter demonstrado que o avião de um só lugar pode, em teoria, se manter no ar indefinidamente, recarregando suas baterias com o uso de 12.000 células solares e nada mais.
Os criadores do avião agora começam a trabalhar em um segundo aparelho solar, que será mais eficiente e terá um cockpit maior, para permitir voos ainda mais longos. Esse avião deverá ser capaz de realizar voos internacionais a partir de 2013, disse Borschberg.
O vôo ao redor do mundo, quando ocorrer, será feito com cinco escalas.
Borschberg havia decolado de Payerne pouco antes das 7h da manhã de quarta-feira, permitindo que o avião absorvesse energia solar ao voar sobre as montanhas Jura dos Alpes Suíços.
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