Newton Almeida na CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
A princípio, quando ouvimos " ECONOMIA SOLIDÁRIA " pensamos em algo discordante. Pois " Economia " nos remete à idéia de materialismo, competição, uma problemática mundial, crise, mas dificilmente nos lembraria de algo parecido com solidariedade.
E existem muitas pessoas, idealistas, corajosas, que praticam a economia solidária. Na maior parte são mulheres que se agrupam e desenvolvem arranjos produtivos ( ou Empreendimentos de Economia Solidária ) onde todos são iguais. Não existe patrão ou chefe, no máximo uma liderança natural, mas os ganhos são divididos com equidade. Nos dias 4, 5 , 6 e 7 de maio aconteceu o FESTIVAL Estadual de ECONOMIA SOLIDÁRIA ( ou Festival de EcoSol), na Cinelândia. As empreendedoras da EcoSol colocaram seus produtos em exposição e venda. São artesanatos reaproveitando os materiais recicláveis, em geral.
A 2ª Conferência Estadual da Economia Solidária aconteceu nos dias 7 e 8 de maio, na Catedral do centro do Rio de Janeiro, no salão anexo, ao lado do prédio da Petrobrás e dos Arcos da Lapa .
As autoridades que compuseram a mesa :
Monsenhor Haroldo (Arquediocese do Estado do Rio de Janeiro); Antônio Oscar Peixoto Vieira (Coordenador Geral da Comissão de Organização da 2ª Conferência Estadual, e representante das Assessorias da Economia Solidária); Élen Cristina Mazei (Empreendimentos da Economia Solidária); Maurício Sargard (Diretor do Departamento de Estudos da Secretaria Nacional de Economia Solidária); Vinicios Galdino (Comissão Organizadora); Rafael Serrano (Superintendência Regional da Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego); Carlos Henriques (Secretário Estadual de Assistência Social); Ronald Ázaro (Secretário Estadual de Trabalho e Emprego).
No dia 8, das 9:00 às 18:40, foram eleitos os delegados que representarão o Estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional, em Brasília, no mês de junho, e foram escolhidas diversas moções das conferências regionais. São 42 delegados do segmento Empreendimentos em EcoSol, 21 de Assessorias de EcoSol ( ou ONG's) e 21 do segmento Poder Público.
Eu participei na condição de delegado da Baixada Fluminense , eleito na Conferência Regional, em abril, (pela Prefeitura de São João de Meriti, Secretaria de Ambiente) , mas não irei para a nacional.
A Conferência foi muito democrática e participativa. O Estado do Rio de Janeiro será muito bem representado e levará inúmeras propostas, como a criação do Ministério da EcoSol e implantação de um Fundo da EcoSol, entre muitas outras.
Quem sabe daqui a uns dez anos a EcoSol esteja muito mais forte e possa ser uma esperança para melhores relações no mundo do trabalho. As sementes estão sendo plantadas ...
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial