quarta-feira, 1 de maio de 2019

Cortes em Universidades Refletem Perseguição Ideológica?


    A educação é o motor do desenvolvimento. A utilização de ferramentas e máquinas desenvolvidas por cientistas e engenheiros, melhores recursos para a saúde pública que pressupõem estudos ao longo de anos e até décadas, soluções tecnológicas de ponta para a telefonia, para a indústria automobilística, geração de energia, construção civil avançada capaz de garantir rede urbana e edificações seguras, tudo isso só pode ser conquistado com investimento em educação, seja pública ou privada. Se um país é atrasado, como nosso Brasil, então um modelo estratégico para o desenvolvimento nacional, a nível de longo prazo, deverá prever os maiores recursos que forem possíveis para a educação. Assim se fez na Coréia do Sul, no Japão, na China, na Finlândia,  na Noruega, na Cingapura, etc.   


    O MEC - Ministério da Educação  do Brasil informou que três Universidades Federais receberam cortes de verbas da ordem de 30%, devido a balbúrdia e baixo índice em ranking (que ninguém sabe qual seria?). Mas, em seguida, foi anunciado que todas as Universidades Federais terão corte de 30% em 2019, sobre os recursos ordinários antes previstos. 
     Uma situação surpreendente esse anúncio! Se precisamos desenvolver o Brasil, então cortar recursos da educação, seja ela básica, ensino médio ou universitário, é uma decisão contrária ao senso comum. Isso é mais uma medida que deverá ser revista, porque não tem qualquer cabimento! O Governo parece que está mais preocupado em "patrulhamento ideológico" do que com a educação de fato. 
     


Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial