Praia de São Gonçalo em Paraty
A cidade de Paraty, o último município mais ao sul do estado do Rio de Janeiro, possui destaque pelo seu acervo arquitetônico histórico e seu ambiente natural, cercada pelo mar e Mata Atlântica.
No início de janeiro de 2015 eu (Newton), junto com minha esposa e filha, ficamos em Paraty por dois dias. Gostamos bastante. Estávamos vindo de São Paulo e nos aventuramos na sinuosa estrada Oswaldo Cruz SP - 125 que vem de Taubaté e vai para Ubatuba, à noite. Quem passar por lá tem que ter muita prudência. É a estrada com curvas mais acentuadas em que eu já dirigi, inclusive mais do que a estrada que sobe o Morro do Corcovado para o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Em Paraty, e em toda a Baía de Angra dos Reis, o problema urgente que tem que ser resolvido é a falta de saneamento básico. O tratamento de esgoto precisa avançar rápido nessa região que possui um litoral lindíssimo, mas que está prestes a diminuir seu fluxo turístico devido à poluição.
Saindo do centro de Paraty, pela Rio Santos com direção ao Rio de Janeiro, nós fomos à Praia de São Gonçalo. É bem interessante, com a possibilidade de visitar a Ilha dos Pelados de barco. O acesso à Praia de São Gonçalo é bom, existe um amplo local para estacionamento, mas infelizmente é necessário atravessar o Rio São Gonçalo para chegar à praia. Com certeza esse rio possui uma carga enorme de coliformes fecais, pois à montante está localizada a comunidade de São Gonçalo.
Eu recomendo a visita à Paraty, com essa ressalva de não se ter muita esperança de encontrar águas mais límpidas em suas praias do litoral. Quem quiser banhar-se em praias com águas mais limpinhas tem que desembolsar mais dinheiro e visitar de barco as ilhas mar adentro.
Newton Almeida www.newtonalmeida.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial