terça-feira, 18 de novembro de 2014

Resultado das Eleições para Presidente : A Presidenta Dilma Precisa ser a Lider do Brasil

    Após as eleições para presidente andei passando por um período de pessimismo. Bem antes de outubro de 2014, eu tinha muita simpatia pela candidatura do Eduardo Campos. Eu dizia que era a opção de Terceira Via, ou seja, uma real renovação no cenário político. Então o sonho durou bem pouco. E nem passou o sentimento de perda, de uma importante liderança política que poderia ter feito a diferença, já fui tomado por outra pancada: o escandaloso avião sem dono! 
    A Marina Silva já começava herdando esse triste episódio da utilização de um avião, para a campanha dela e do Eduardo Campos, cuja origem estava nebulosa. Uma grande decepção, a utilização do avião, para o transporte no Brasil, todo sem um esclarecimento da sua propriedade, sem um esclarecimento de quem pagava essa despesa que deve ser grande. 
     Passei por muitas dúvidas sobre votar em Marina ou em Aécio, tendo descartado votar em Dilma devido às inúmeras denúncias de corrupção e também pela sua falta de liderança, sua falta de diálogo tanto com a população quanto com empresários e políticos. Decidi votar em Marina Silva, apesar desse "avião caixa 2", e apesar de que não aplaudi a sua gestão como Ministra de Meio Ambiente. Ela ficou cinco anos Ministra do Meio Ambiente e muito pouco trabalho surgiu daí. Mas, mesmo sem ter muita simpatia ou sem acreditar muito em sua capacidade administrativa, pelo menos nunca aconteceu envolvimento do nome dela com algum escândalo, tirando o caso do marido (doação de madeira apreendida) que foi uma flagrante mentira plantada contra ela. 
      Surpreendentemente Aécio foi para o segundo turno. E ganhou minha simpatia. Outra surpresa foi a população de Minas Gerais não ajudar o moço. Vamos com Dilma mais quatro anos, decidiu o povo brasileiro. Essa eleição que foi chamada de recadastramento do Bolsa Família, mostrou uma Dilma atrapalhada, gaguejante, principalmente quando solicitada a explicar os escândalos na Petrobrás e outros. 
      Assim que ganhou as eleições, a Presidenta Dilma tratou de começar a organizar a economia, fazendo o que disse que quem faria seria Aécio: tratou de subir a taxa de juros. E vem aumento de combustíveis, e vem aumento de energia elétrica, e temos um cenário nada animador pela frente. Agora, depois que o governo federal desorganizou totalmente os parâmetros da macro-economia, terá que aprovar no Congresso Nacional a alteração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), para liberar o Governo do cumprimento da meta de superávit primário, conseguindo não atropelar a Lei de Responsabilidade Fiscal.  Tirem as crianças da sala! 
      A inflação precisa ser pensada como consequência de problemas econômicos brasileiros, e não como o próprio problema em si. Para isso, a Presidenta Dilma que já foi, em um passado recente, a Mãe do PAC, tem que se tornar a Líder do Brasil. Ela precisa liderar o processo de construção de infra-estrutura no Brasil: portos, ferrovias, rodovias, setor energético, e outros. Precisamos combater, com urgência, os obstáculos à produtividade nacional, que sem dúvida é também a baixíssima qualidade da educação básica no Brasil. 
     Eu torço para que a Presidenta Dilma comece a dialogar com o país. Existem tantas causas nacionais a serem lideradas, como o combate à corrupção, melhoria da saúde, da educação, mobilidade urbana, etc, etc, etc. Gostei de ver a Presidenta Dilma visitando São Paulo, sinalizando preocupação e necessidade de enfrentamento da crise hídrica. Espero poder escrever aqui, com mais otimismo em breve. E deixo meu pedido: quem sair por último, por favor que apague a luz. 

Newton Almeida 

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar !

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial