Equipe da PANGEA Capacita Catadoras de Materiais Recicláveis de Rio Bonito
Uma equipe da PANGEA, ong contratada para organizar cooperativas de catadores de materiais recicláveis no Estado do Rio de Janeiro, em convênio entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES e a Secretaria de Estado do Ambiente - SEA, esteve hoje (09/01/2014) na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito - SMMARB.
O técnico ambiental, Anderson Bastos da SMMARB, que coordena o Projeto de Coleta Seletiva Solidária de Rio Bonito, convidou as 16 catadoras de materiais recicláveis para uma reunião de capacitação.
O coordenador Leonardo, da PANGEA, informou sobre o andamento da organização da primeira cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Rio Bonito, e que possivelmente, antes do meio do ano, a cooperativa estará legalizada.
A consultora da PANGEA , Adelma (foto, camisa azul), fez uma exposição detalhada sobre o passo a passo para a organização de uma cooperativa de catadores, e respondeu a diversas perguntas das catadoras de Rio Bonito.
O consultor Custódio (foto) da PANGEA relatou sua luta pessoal, com 29 anos de catação de materiais recicláveis dentro de lixões, como o Aterro Encerrado de Gramacho, participando da organização dos catadores de materiais recicláveis no Brasil, e comentou dos avanços como o reconhecimento da profissão de catador, e da projeção mundial dos catadores a partir da visita do artista Vic Muniz, e a indicação para a premiação do Oscar, com a representação do catador Tião Santos no filme Lixo Extraordinário.
Custódio elogiou o empenho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a implementação da coleta seletiva em Rio Bonito, pelo encerramento do Lixão do Frio, por estar destinando o lixo comum a um aterro sanitário ( CTR de Itaboraí), e por estar apoiando os catadores e buscando recursos junto à Secretaria de Estado do Ambiente.
Os moradores de Rio Bonito podem participar da coleta seletiva, separando os materiais recicláveis (plásticos, papel, papelão, garrafas, sucata de ferro, óleo de cozinha usado, etc) e solicitando o seu recolhimento pela SMMARB, através do telefone : 21 - 2734 0192 .
Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial