Os Platelmintos Parasitas
" As planárias pertencem à classe turbelários, sem espécies parasitas; as duas outras classes de platelmintos, os tremátodos e os céstodes, são as que têm espécies parasitas.
Os tremátodes apresentam um tubo digestório incompleto e ventosas para a fixação no corpo de seus hospedeiros. São animais em forma de folhas ou lâminas, pequenos, de até 2 - 3 cm. Eles parasitam órgãos viscerais (fígados, pâncreas, intestino) de bois, carneiros e até brânquias de peixes. O mais importante parasita humano é o esquistossomo, que causa a verminose chamada popularmente de barriga-d'água.
Acima : fotomicrografia, colorida artificialmente, de Schistosomas fêmea (em amarelo) e macho (em rosa).
Na classe céstodes, que inclui todas as espécies de solitárias, não há sistema digestório e o corpo é nitidamente separado em cabeça, o escólex, e um número variável de segmentos, até milhares, os proglotes cada um produtor de milhares de ovos. As solitárias são parasitas em cujo ciclo há dois ou mais hospedeiros: um humano e outros animais, como por exemplo peixes, boi, porco. Como extrema adaptação à vida parasitária, elas não apresentam cílios nem órgãos sensoriais e possuem na cabeça ventosas e até fortes ganchos de quitina para fixação nos hospedeiros.
Fotomicrografia, colorida artificialmente, de escólex (2-3 mm comp.) de solitária.
"
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
BIOLOGIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigado por participar !
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial